September 20, 2013 | 5 min read

10 Coisas por Felipe Memória

Antes de lançar este blog, li sobre o Felipe Memória. Mestre em Design, atualmente mora em Nova York, trabalhou na Globo.com, admirável pelos ótimos trabalhos que fez para a CNN, PEPSI, HBO, etc.. Autor de um livro chamado “Design para Internet – Projetando a Experiência Perfeita”. Caso tenha interesse, segue link para o sumário e introdução.

Sem mais delongas.. Ele criou “uma lista” com 10 coisas que não são macetes nem segredos mas que ele acredita serem essenciais e que valem a pena seguir.

Trabalhe mais que os outros

O mercado é uma competição. Quem trabalhar mais horas vence. Simples assim. Um detalhe importante: isso só vale para quem tiver a pretensão de ser o melhor. Para esses o caminho é longo e sofrido. Mas é uma opção pessoal e não existe resposta certa.

Foque na qualidade do seu trabalho

Sempre foque em fazer o melhor trabalho possível. Faça o que for necessário. Faça das tripas coração. Não trabalhe com frequência em coisas que você não vai se orgulhar depois. Você está perdendo seu tempo. A vida é curta. Pense que no final da sua carreira, você vai olhar pra trás e pensar: o que fiz na minha vida?

Não seja um babaca

Você pode ser o melhor designer do mundo, mas você não precisa ser uma mala. Esqueça o seu ego. Babacas geniais não valem a pena.

Trabalhe por amor e não por dinheiro

Passamos grande parte da vida trabalhando, então escolha uma profissão que te faça feliz. Você terá muito mais chances de ser bom no que você gosta.

Com relação ao dinheiro, acredito que existem três coisas mais importantes: trabalhar com pessoas competentes, poder participar de projetos interessantes e ser tratado com carinho e respeito. Dinheiro vem depois. Nunca vá trabalhar numa empresa desinteressante que vá te pagar mais. Sempre priorize o aprendizado e o crescimento técnico.

Nunca pare de projetar

Pessoas que eram boas e assumem cargos gerenciais acabam parando de projetar e eventualmente viram profissionais piores. Não caia nessa armadilha e nunca dependa de alguém para fazer com que o seu projeto fique com a qualidade que você quer. Nossa profissão é cheia de impostores e amadores. Não se torne um deles por preguiça.

Nunca se importe em levar crédito

A única coisa que deve importar é o produto final e o bem da empresa. Sempre fale “nós” e não “eu”. Não ligar para crédito é uma coisa muito poderosa. Fique tranquilo, as pessoas sabem. Mesmo que alguém roube seu crédito, ela sabe. E os chefes sempre sabem muito mais do que você imagina.

Coloque o seu na reta

Peça a bola, tome decisões e chame a responsabilidade. Se der errado você vai aprender com o erro, se der certo você terá contribuído de forma decisiva e será recompensado. Não fique esperando alguém te dar algo para fazer. Invente alguma coisa e não seja preguiçoso. Ninguém quer ter funcionário que precisa de babá.

Pense como o dono

Não pense como funcionário. Sempre se coloque no papel do dono da empresa para todas as decisões. Contratações, aumentos, viagens, férias. Tome decisões baseadas no que você faria se os lucros fossem ser seus. Comporte-se como o chefe do seu chefe. Se coloque como um igual e não uma pessoa que se preocupa com o vale transporte.

Regras não existem

Saiba a pessoa certa com quem você precisa falar. Regras são uma coisa criada para controlar as massas. E funciona bem. As pessoas aceitam. Na verdade é tudo flexível. Se você tiver um bom motivo e estiver buscando um bem maior, quebre as regras e entregue. Aprenda com o Jack Bauer.

Seja leal

Não seja um mercenário que fica pulando de galho em galho. Tente construir alguma coisa que você possa colocar debaixo do braço por um tempo e falar: eu ajudei nessa, é meu e ninguém tasca. Não vá trabalhar para concorrentes. Seja honrado e confiável. Em que time você joga? Você se impressionaria em saber como isso é importante.


O que podemos tirar deste texto?

Absolutamente T-U-D-O. Não vou puxar o saco do cara mas o pensamento dele é bastante correto, afinal foi pensando assim que ele conseguiu chegar onde está hoje.

Este texto é ideal para aqueles que tem um espírito de liderança, e para os que não tem também e que podem melhorar com o tempo. Chame a responsabilidade para si, vista a camisa da empresa com lealdade, dê o seu máximo, trabalhe não por dinheiro e sim porque gosta, afinal o que mais importa nessa vida é o seu conhecimento e experiência, lidere um time de ‘n’ pessoas e recebendo elogio diga “o mérito é de todos”. Seguindo estes “passos” acredito que lá na frente você será bem sucedido com uma ótima bagagem sem arrependimentos.

Read More

Previous

Upgrade Sublime Text 2

Next

2º Encontro Pernambuco.JS

made with since 2012